Existem alguns países que são referência na produção de carne com qualidade, entre eles estão os EUA, a Austrália e o Uruguai.
O Uruguai está nesta lista especialmente por poder “se dar o luxo” de produzir animais castrados de raças britânicas que produzem carne de excelente qualidade.
A picanha uruguaia em especial é mundialmente conhecida pela sua qualidade e todos que visitam o país chegam com o desejo de comer as deliciosas e suculentas carnes nas Parrilladas.
Se você quer saber mais sobre o famoso corte da picanha uruguaia continue lendo este artigo!
Características da picanha uruguaia
As principais características que destacam a mundialmente conhecida “picanha uruguaia” são:
- Marmoreio — pequenos filetes de gordura;
- Maciez;
- Sabor diferenciado;
- Qualidade;
- Suculência.
Este corte em questão é uma das partes mais macias do boi, a sua capa de gordura é quem fica responsável por ofertar sabor especial, suculência e maciez à carne.
A picanha uruguaia é considerada um corte excelente de carne e é capaz de render receitas maravilhosas aos nossos pratos, muito além do nosso tradicional churrasco que comumente é realizado com a peça.
Picanha Uruguaia Angus
Você deve estar se perguntando nesse momento o porquê esse corte de carne é considerado tão bom e também porque a picanha uruguaia é conhecida mundialmente.
As características especiais da picanha uruguaia que tornaram o país referência na produção de carne de qualidade têm relação direta com a origem do rebanho.
A origem deste tipo de bovino (gado) era europeia (Bos Taurus) e como se adaptou ao clima temperado do Uruguai, com alimento farto e água em abundância o animal conseguiu se reproduzir livremente.
No final do século XVII, os bovinos já haviam se espalhado por todo o território uruguaio. E, por isso, cerca de 80% do rebanho bovino uruguaio é constituído por raças britânicas, como as raças Aderdeen Angus e Hereford — que são consideradas raças de alta qualidade.
No Uruguai cada bovino pode desfrutar livremente de 15.000 metros quadrados — cerca de dois campos de futebol — onde há pastagens nativas e água em abundância à disposição do animal.
A tipografia encontrada no Uruguai também contribui para o fortalecimento do rebanho bovino. A tipografia é plana, sem neve e sem montanhas. Essa condição associada às pastagens nativas abundantes faz com que o gado não necessite se descolar muito para encontrar alimento.
Assim, o animal está sempre alimentado, hidratado e preservado com pastagens naturais a sua disposição. O que contribui para a nutrição e fortalecimento do rebanho, refletindo posteriormente na qualidade da carne.
Este fator reflete inclusive no marmoreio da picanha uruguaia, já que a picanha é parte de um músculo — glúteo bíceps — que, sem esforço e pouco exercitado não se torna tão rígido e gera gorduras nos entremeios da carne, tornando-a ainda mais saborosa e macia.
Qual o preço e onde encontrar picanha uruguaia
O corte da picanha uruguaia é extraído diretamente da anca do boi. Cada boi é capaz de produzir apenas duas picanhas que pesam aproximadamente de 1 a 1,5 quilo.
O quilo da picanha uruguaia pode custar aproximadamente de R$70,00 a R$85,00. No entanto, os produtos vendidos por quilo comumente sofrem alterações em seu valor devido à variação no peso das peças.
O seu valor é superior comparado às carnes tradicionais brasileiras, mas quem procura pelo corte de picanha uruguaia já conhece a origem e qualidade do produto e, por isso, entende o alto custo.
É possível encontrar a carne uruguaia em casas de carnes específicas, como nas Lojas Swift, por exemplo, onde é possível, inclusive, realizar a compra de forma online.
Onde encontrar um distribuidor de picanha uruguaia
Realizando uma simples pesquisa na internet é possível encontrar diversos distribuidores de picanha uruguaia, entre eles:
No geral, os distribuidores não realizam vendas para pessoa física, apenas para pessoa jurídica e no setor alimentício.
Então, caso o seu intuito seja comprar uma peça de picanha uruguaia apenas para consumo próprio é indicado procurar carnes de casas específicas que você encontrará.
Gostou desse post sobre picanha uruguaia? Tem mais alguma informação sobre o corte? Aproveite a visita e compartilhe a sua opinião conosco.