Você sabe como fazer fogo para churrasco? Muita gente se preocupa muito com a carne que vai ser usada no churrasco, mas cuidar do fogo também é importante.
Isso porque são poucas as pessoas que veem o fogo com a devida atenção que ele merece. Acham que basta jogar o carvão, colocar o álcool e o fogo vai ser feito. Porém, não é assim.
Se você não fizer direito, você pode acabar estragando sua carne.
Por isso, preparamos esse artigo para você saber como fazer fogo para churrasco. E ao contrário do que se pensa, não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ter jeito. Confira!
Como fazer fogo para churrasco – dica 1: a colocação das carnes e a distância correta do fogo
Não deixe para acender o fogo apenas quando for começar o churrasco. O fogo deve ser aceso com antecedência.
Assim, o carvão pode queimar com calma, construindo a brasa, evitando que a fumaça inicial deixe sua carne com um gosto ruim.
A carne deve ser colocada com os ossos virados para baixo. A graxa fica para cima. Inicie assando-a mais de longe. Conforme forem se aquecendo, você pode ir baixando as carnes. Assim, ela vai tomando cor e ficando pronta.
O tempo de a carne ficar pronta vai depender da churrasqueira e da distância correta do fogo. Não deixe a carne muito próxima do fogo, caso contrário ela vai apenas queimar por fora e não vai assar por dentro.
Longe demais também não é o ideal. Senão ela apenas vai cozinhar e perderá o gosto. O ideal é ter um meio-termo, para que você não perca o seu churrasco.
Caso labaredas de fogo levantem, não jogue água, senão você vai piorar a situação. Basta que você retire a carne do fogo e espere o fogo acalmar. Depois disso, você recoloca a carne.
Como fazer fogo para churrasco – dica 2: não tenha pressa
Caso chegue mais pessoas para o seu churrasco ou se o fogo estiver faltando, não saia jogando carvão só por jogar. Não precisa pressa.
A recomendação é que você retire a carne do fogo ou as deixe mais de lado e pegue pedaços de carvão com a mão.
Vá espalhando por cima do braseiro com calma, devagar e sem fazer bagunça. Outra recomendação é que você não precisa ficar mexendo no fogo o tempo todo.
É a carne que precisa ser virada, manuseada, abaixada ou levantada. O fogo deve ser mexido com displicência. Assim, sua carne sairá perfeita e com um sabor incrível.
Como fazer fogo para churrasco – dica 3: o carvão
Não saia comprando qualquer carvão. Afinal, é com ajuda do carvão que você vai conseguir fazer o seu fogo. Por isso, antes de compra-lo, cheque a procedência e os itens ambientais.
Assim, você garante que aquele carvão é de qualidade e que não haverá problemas.
No começo, coloque o carvão em morrinhos. Isso vai facilitar que o fogo pegue mais rápido. Não jogue o álcool e já acenda o fogo. Isso pode ser perigoso.
A dica é esperar um pouco para que o carvão fique embebido de álcool. Depois, acenda o fogo e veja como dessa forma será mais rápido e sem dores de cabeça.
Como fazer fogo para churrasco – dica 4: técnicas do jornal amassado e do papel higiênico
Siga as etapas abaixo caso você queira fazer um fogo sem maiores complicações:
- Enrole jornal amassado em volta de uma garrafa de cerveja.
- Ajeite o carvão em volta, retire a garrafa e coloque jornais enrolados, já acesos, bem no meio.
- O fogo vai pegar de dentro para fora e de baixo para cima, de forma consistente.
Uma outra dica é você usar papel higiênico.
- Pegue o papel higiênico e o molde como se ele fosse uma taça. Use os dois dedos e vá torcendo as pontas.
- Na pilha do carvão, faça uma cavidade e ajeite o papel higiênico.
- Depois disso, encha a cavidade com óleo de cozinha usado. Você pode até usar óleo novo, mas será um desperdício.
- Depois basta acender o fogo. Ele vai pegar no óleo, escorrendo para dentro do carvão, fazendo um fogo limpo e fácil.
Agora você já sabe como fazer fogo para churrasco de uma forma fácil, simples e rápida. Não deixe de seguir as nossas dicas. Até mais!