Ingredientes

450g de lombo de porco cortado em pedacinhos;

3 colheres de sopa de compota de laranja;

2 colheres de sopa de sumo de laranja;

1 colher de sopa de vinagre balsâmico;

225g de cherovias cortadas grosseiramente;

1 colher de sopa de casca ralada de laranja;

2 dentes de alho esmagados;

6 cebolinhas-verdes, finamente picadas;

1 curgete (175g), ralada;

1 colher de sopa de óleo de girassol;

Sal e pimenta

Folhas de alface para servir e pães para hambúrguer.

Modo de preparo

  1. Coloque a carne de porco num prato raso. Deite a comporta, o sumo de laranja e o vinagre balsâmico numa caçarola pequena e leve ao lume, mexendo sempre, até a compota liquidificar. Envolva a carne de porco na marinada. Tape e deixe repousar durante pelo menos 30 minutos, ou por mais tempo se possível. Retire a carne de porco, reservando a marinada. Pique a carne de porco para uma tigela grande.
  2. Entretanto, coza as cherovias numa panela com água durante 15-20 minutos, ou até ficarem tenras. Escorra-as, esmague-as e adicione-as à carne de porco. Adicione a casca ralada de laranja, o alho, as cebolinhas verdes, a curgete, e sal e pimenta, a gosto. Misture tudo, depois molde o preparado em 4-6 hambúrgueres de tamanho semelhante. Tape e deixe esfriar durante pelo menos 30 minutos.
  3. Pré-aqueça a churrasqueira. Pincele ligeiramente cada hambúrguer com um pouco de óleo de girassol e grelhe-os sobre brasas quentes durante 4-6 minutos de cada lado, ou até ficarem bem passados. Leve a ferver a marinada que reservou durante pelo menos 5 minutos e depois transfira-a para uma molheira ou tigela pequena. Sirva com folhas de alface nos pães de hambúrguer.

Deixe nos comentários se você gostou do hambúrguer de porco com marinada de laranja e nos siga pelo Facebook. Caso queira outras receitas de hambúrguer – algumas mais simples, outras mais complexas – encontre mais de 10 receitas de hambúrguer neste conteúdo!

Escreva um comentário