Churrasco em casa é um daqueles eventos que combina com qualquer momento. Não importa se para comemorar uma data especial ou apenas para reunir amigos, o churrasco sempre se mostra a opção mais prática e divertida.

No entanto muitas vezes essa comemoração não acontece, a carne pode ser muita cara ou você acaba comprando pouca cerveja. Por isso é sempre bom você conhecer o passo a passo mais correto para o seu churrasco em casa.

Continue a leitura e confira os 5 passos para você não errar!

1 - O primeiro passo para o seu churrasco em casa é a organização

Pense sempre antes no planejamento e tenha uma checklist em suas mãos. Organize os itens a se comprar, as tarefas de cada participante e programe o que irá acontecer em sua festa.

Não esqueça de elementos indispensáveis como mesas e cadeiras, espetos, isopores, talheres, descartáveis, entre outros.

E também escolha o local adequado para que aconteça seu churrasco. Sendo algo tão prático, pode ocorrer em qualquer local desde que atenda a esses pontos:

  • Espaçoso;
  • Bem ventilado;
  • E pia com torneira bem próxima à área.

2 – Tenha em mente as melhores carnes

A escolha da carne varia para o convidado, consumindo em média 400 g cada, mas uma boa festa costuma contar com 3 opções:

Nas carnes bovinas, a picanha é opção popular, mas a maciez e facilidade da maminha ou o miolo de alcatra podem ser mais atraentes.

Entre as carnes de porco, uma peça de lombo é um destaque, mas contar com um pernil temperado com limão e sal sai em conta. Já asinhas e coxinhas de frango podem complementar seu cardápio, já que são pedaços menores de carne.

3 – Pegue boas bebidas pra acompanhar

Um bom churrasco é feito com uma boa bebida, mas essas dependem muito do gosto pessoal de cada convidado.

Para uma cerveja, varie entre diferentes tipos, como uma pilsen padrão ou um IPA, numa quantidade de 5 latões ou 6 long necks por pessoa.

No caso de uma comemoração mais familiar, 600 mililitros de refrigerante para cada se faz suficiente. E numa ocasião mais chique, inclua algum tipo de espumante, ou talvez um uísque.

4 – Escolha bem o acompanhamento de sua carne

Leve em conta que é uma festa com bebida o tempo inteiro, é bom que tenha carboidratos para equilibrar. O arroz já é tradição, mas acompanhá-lo de farofa, alho torrado, salada de maionese, batata frita e vinagrete é uma boa escolha.

Ao pensar nas sobremesas, tenha em mente frutas e outras coisas doces como:

  • Abacaxi;
  • Melancia;
  • Mousse;
  • Pudim;
  • Sorvete.

5 – Saiba acender da forma correta sua churrasqueira

Apesar de ser uma questão com várias formas corretas, existem dois métodos mais usados:

Primeiro método

Antes de tudo, deixe sua churrasqueira limpa e tire todo o carvão velho. Faça num canto do equipamento um amontoado de carvão, quase uma cabana, e coloque depois uma bola de papel grossa no meio. Jogue álcool e acenda com um fósforo.

Segundo método

Outra forma de acender sua churrasqueira é usando papel higiênico, entrelaçando ao carvão, para depois embebê-lo em óleo e o acender.

Apenas coloque as carnes quando já houver brasa e não as espalhe por toda a churrasqueira.

Tendo tudo isso em mente, você deve observar quão caro sairá esse churrasco se não o planejar bem. Ter em mente a quantidade de carne e outros alimentos, além de vários utilitários, é importante para dizer se você sairá alegre ou no prejuízo.

Faça o planejamento e custo de forma organizada, e siga esse passo a passo para que possa desfrutar bem de seu churrasco em casa.

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novidades!

Escreva um comentário