A linguiça para churrasco é sempre um excelente complemento. Atualmente, há várias opções de linguiça nos açougues e supermercados.

Por conta disso, resolvemos preparar um guia com os principais tipos de linguiça para churrasco.

Normalmente, as linguiças costumam variar em dois aspectos: processo de preparação e carne utilizada. A carne que será usada para fazer o churrasco, junto com os temperos, definirá o sabor do seu churrasco.

E temos várias opções: toscana, frango, mista, calabresa…

Com relação ao processo de preparação, ela pode ser curada, fresca ou defumada. As linguiças utilizadas para fazer o churrasco são as frescas. Isso porque são mais macias e precisam ser cozidas antes de serem consumidas.

Mas qual seria a linguiça que combina melhor com o seu churrasco?

Abaixo, listamos 7 tipos de linguiças mais usadas para churrasco:

1° Linguiça Toscana

Essa é a linguiça mais usada nos churrascos. É feita 100% de carne de porco e toicinho moído, juntamente com temperos e condimentos. Isso faz com que a carne continue úmida, mesmo depois de “churrasqueada”.

Quando você for comprar a linguiça toscana, preste atenção a sua aparência: a coloração da carne deve estar rosada ou até um pouco avermelhada. Isso que vai garantir seu frescor.

Essa linguiça não precisa ser temperada antes de fazê-la no churrasco. Basta que você coloque na grelha. Depois, espere que a linguiça fique dourada dos dois lados. A dica é servir as linguiças enquanto elas ainda estiverem quentes.

2° Linguiça Calabresa

A linguiça calabresa é feita de carne de pouco curada. Também são acrescentados cheiro verde e pimenta calabresa. A pimenta pode ser tanto pouco picante, quanto muito picante.

Esses temperos garantem o sabor forte e marcante da linguiça calabresa.

A linguiça calabresa pode ser vendida tanto crua como defumada. Preparar esse tipo de linguiça também é bem simples. Basta que você deixe grelhar a 15 centímetros da brasa.

Não tem necessidade de furar e nem de colocar outro tempero. Lembre-se: o seu gosto já é bem forte. Você pode servir com um pão bem fresquinho ou com outra guarnição, como arroz ou baião.

3° Linguiça Mista

O nome já explica como essa linguiça é feita, não é mesmo? Ela é uma mistura da carne de porco com a carne de gado. O sabor costuma ser mais suave do que a linguiça toscana e a linguiça calabresa.

A aparência também é um pouco diferente, sendo mais heterogênea. Você consegue visualizar pontos claros e escuros bem evidentes. Pode ser comercializada tanto em formatos mais finos, como em formatos mais grossos.

Normalmente, o formato mais fino assa mais rápido do que o formato tradicional, que é o grosso. Além disso, o formato fino também pode ser adição de pimenta.

Prefira assar a linguiça mista em um fogo mais baixo. No fogo alto, pode ser que ela asse por fora, mas não asse por dentro. Não é necessário tempero.

Falando em tempero, não deixe de aprender a fazer a linguiça no caramelo de cerveja e cachaça no vídeo abaixo!

4° Linguiça de Frango

Esse tipo de linguiça possui como características principais um sabor suave e uma textura diferenciada. Essa diferença acontece porque ela é uma carne branca.

A linguiça de frango, ao natural, possui uma cor clara e o tamanho dela é o tradicional, ou seja, bem grosso. Essa cor também a torna diferente da carne de porco ou da carne bovina.

Aqui vai uma dica de quando você for preparar a linguiça de frango no churrasco: faça pequenos furos nela, antes de assá-la.

Isso é recomendado porque esse tipo de linguiça possui muito líquido. Assim, dependendo da marca, a linguiça pode inchar enquanto estiver sendo assada.

Por isso, para que ela não estoure com a pressão interna, siga nossa recomendação. Você pode prepara-la com alho e sal. Vá virando aos poucos até que ela esteja completamente dourada. Prontinho. Agora é só desfrutar dessa delícia.

5° Linguiça de Pernil

Essa é uma linguiça que, normalmente, é encontrada em um formato mais fininho. Pode ser com ou sem pimenta e é totalmente feita de carne de porco.

O sabor dessa linguiça é bem rico e marcante, se tornando ideal para quem procura um aperitivo diferente para o churrasco. Além disso, por ser mais fininha, seu preparo é bem rápido.

A dica aqui é dar uma chance para as versões mais apimentadas. São bastante saborosas, dando um gosto diferente para o seu churrasco. Também não é necessário tempero para prepara-la. Basta colocar para assar e esperar dourar.

6° Linguiça Cuiabana

Apesar de o nome sugerir que essa linguiça teve sua origem em Cuiabá, na verdade, ela foi criada no interior de São Paulo.

A linguiça Cuiabana é fabricada com carne bovina, leite e temperos. É isso que a diferencia das outras linguiças citadas nesse artigo. Além disso, você ainda pode encontra-la feita com legumes e queijo.

Da mesma forma que as outras, essa linguiça também não é difícil de ser assada. Basta dourá-la dos dois lados. Não há a necessidade de colocar nenhum tempero.

7° Linguiça  Portuguesa

Esse é outro tipo de linguiça feito totalmente com carne de porco curada. Isso significa que ela foi banhada em uma mistura com açúcar, sal e salitre.

Além disso, a linguiça portuguesa passa por um processo de defumação. Dessa forma, ela é cozida com ação da fumaça, deixando seu sabor mais destacado.

É uma linguiça bem semelhante à linguiça calabresa, porém, seu sabor costuma ser mais leve. Isso porque ela não leva temperos muito fortes, se comparado com a calabresa que possui pimenta na sua fabricação.

A linguiça portuguesa é ótima para ser servida com uma boa feijoada. Também pode ser servida como um aperitivo, com pão e cebola refogada.

Para acompanhar qualquer uma desses sete tipos de linguiça citadas nesse artigo, nossa recomendação é uma cerveja bem gelada. Depois, basta colocar uma música e aproveitar o seu churrasco.

Agora que você já conhece os sete principais tipos de linguiça para churrasco, que tal se diferenciar fazendo linguiças artesanais na sua própria casa?

No curso do especialista Peterson Rebechi, da A Cava, você vai ter todo o embasamento teórico para produzir linguiças artesanais para surpreender seus companheiros de churrasco e, quem sabe, até criar sua própria marca para ganhar dinheiro. Clique abaixo para saber mais!curso linguiça artesanal

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novos conteúdos!

Escreva um comentário